terça-feira, 14 de dezembro de 2010

História dos cosméticos e das maquiagens

A palavra cosméticos vem do grego Kosmetikós que quer dizer que serve para ornamentar(ornamentar é o mesmo que enfeitar)
A preocupação com aparência existe desde tempos pré -históricos.Piguementos vermelhos já eram aplicado nos lábios em 5000aC pote de oxido de ferro vermelho fora encontrado nos túmulos antigos sumerianos e egipicios.
A mistura de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres : HOJE A NOSSA SOMBRA DE OLHO
A mistura do giz ,pasta de vinagre e clara de ovos era o nosso pó compacto de hoje!!!!
Durante a idade media o baton nascia do açafrão. as pessoas usavam essa plantinha europeia para colorir os lábios, e tem mais a fuligem que vem da fumaça era usada nos cílios...,como fazia falta um rimel naquele tempo ne?

E você sabia que os cosméticos ficaram tão forte na sociedade que chegavam a influenciar leis?
Na Grécia uma lei do século 2 ,proibiram todas as mulheres de esconder sua real identidade antes de se casarem...ou seja nada de maquiagem para desfasar a ausência de beleza...já pensou o que seria de muitas por ai?
O parlamento Britânico foi mais longe em 1770,permitindo a anulação do casamento caso a noiva estivesse de maquiagem,dentadura ou peruca!!! PASSADA....

Um comentário:

  1. Olá! Adorei o blog, e já estou seguindo!

    Ah, e a marca Fruty's já vai entrar na listinha de "Lojinha da Semana" tá?? Qq dia desses as roupinhas vão aparecer por lá!

    Beijos!

    ResponderExcluir