terça-feira, 14 de dezembro de 2010

História dos cosméticos e das maquiagens

A palavra cosméticos vem do grego Kosmetikós que quer dizer que serve para ornamentar(ornamentar é o mesmo que enfeitar)
A preocupação com aparência existe desde tempos pré -históricos.Piguementos vermelhos já eram aplicado nos lábios em 5000aC pote de oxido de ferro vermelho fora encontrado nos túmulos antigos sumerianos e egipicios.
A mistura de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres : HOJE A NOSSA SOMBRA DE OLHO
A mistura do giz ,pasta de vinagre e clara de ovos era o nosso pó compacto de hoje!!!!
Durante a idade media o baton nascia do açafrão. as pessoas usavam essa plantinha europeia para colorir os lábios, e tem mais a fuligem que vem da fumaça era usada nos cílios...,como fazia falta um rimel naquele tempo ne?

E você sabia que os cosméticos ficaram tão forte na sociedade que chegavam a influenciar leis?
Na Grécia uma lei do século 2 ,proibiram todas as mulheres de esconder sua real identidade antes de se casarem...ou seja nada de maquiagem para desfasar a ausência de beleza...já pensou o que seria de muitas por ai?
O parlamento Britânico foi mais longe em 1770,permitindo a anulação do casamento caso a noiva estivesse de maquiagem,dentadura ou peruca!!! PASSADA....

2 comentários:

  1. Olá! Adorei o blog, e já estou seguindo!

    Ah, e a marca Fruty's já vai entrar na listinha de "Lojinha da Semana" tá?? Qq dia desses as roupinhas vão aparecer por lá!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi vim te convidar para um sorteio que tá rolando no meu blog
    http://estilodemulher.blogspot.com/2010/12/parceria-rosa-madeira-sorteio.html

    Participa tá???
    O prêmio é uma bolsa da Rosa Madeira

    Tô te esperando lá!!!
    E ainda tem mais um prêmio se atingir 550 participantes!

    ResponderExcluir